WEBMAIL

PORTAL DO EDUCADOR

PORTAL DO ACADÊMICO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

GRADUAÇÃO

OBJETIVO
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIRON possui duração de 3 anos e meio. Durante o período de formação acadêmica, diversas habilidades e competências são desenvolvidas no aluno para que ele seja um profissional com perfil generalista, que possa atuar nas mais diversas áreas da Biologia, como docente na educação básica no ensino de ciências e biologia, na execução de serviços de análises laboratoriais e ambientais, na área de pesquisa e na gestão de órgãos públicos e privados.
1

Atividades Ciências Biólogicas

IMG_6378
• Semana Acadêmica de Ciências Biólogicas
ÁREA DE ATUAÇÃO

Bioinformática

Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.

Biologia de organismos aquáticos

Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

Controle de pragas e vetores

Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

Ensino

Os licenciados podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio.

Genética e Biotecnologia

Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

Gerenciamento costeiro

Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

Meio ambiente

Promover programas de preservação de animais e vegetais em órgãos públicos e particulares, ONGs, parques e reservas ecológicas, fazendo o levantamento de populações de plantas e animais, elaborando relatórios de impacto ambiental ou recuperando ambientes degradados.

Microbiologia

Investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

MERCADO DE TRABALHO

O Biólogo se caracteriza por ser um profissional com formação nos princípios e teorias das Ciências Biológicas, capaz de lidar tanto na área de ensino como na área de pesquisa, envolvendo todos os aspectos que relacionam os seres entre si e o meio ambiente. Atualmente existem mais de 57 áreas de atuação para o Biólogo com participação efetiva nas áreas de: saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia e meio ambiente.

CORPO DOCENTE
Docente
Titulação
Avenildson Gomes Trindade
Mestre
Benilce Mattos Silva
Mestre
Marlene Guimarães Santos
Doutora
Tatiana Lemos da Silva
Mestre
Frances Taveres Trindade
Doutora
Neidiane Farias Costa Reis
Mestre
Marlon Grégori
Mestre
César Luiz Silva Guimarães
Doutor