WEBMAIL

PORTAL DO EDUCADOR

PORTAL DO ACADÊMICO

DIREITO

GRADUAÇÃO

OBJETIVO
O Direito é a área de estudo e atuação que regula a sociedade, conservando-a. As relações sociais, entre indivíduos, empresas e instituições sociais e jurídicas, estatais ou não-estatais - implicam a existência de regulação cada vez mais complexa. O Bacharel em Direito é quem detém o instrumental teórico e prático para apreender juridicamente estas relações e agir sobre elas. O curso de Direito da UNIRON possui currículo flexível e inovador que prevê disciplinas eletivas e atividades complementares, privilegiando a interdisciplinaridade e a promoção da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A ênfase na reflexão crítica, produção e interpretação de textos, argumentação e oratória desenvolve a capacidade de pensar com autonomia e com ética de defender idéias, requisitos indispensáveis para o exercício das profissões jurídicas e da própria cidadania. O acadêmico de Direito da UNIRON conta com uma excelente biblioteca e um corpo docente qualificado e muito experiente, em sua maioria, mestres e doutores, o que concorre para sua formação teórica sólida, que possibilitará a aplicação e construção do Direito Positivo.
1

Atividades de Direito

IMG_7353
• Semana jurídica em parceria com a Universidade Federal de Rondônia – UNIR
• UNIRON no bairro.
• Direito e Cinema.
• Gincana Direito das Sucessões.
• Encontro de Pesquisadores.
ÁREA DE ATUAÇÃO

Advocacia privada - os advogados atuam nos mais diversos ramos do direito, sendo considerados essenciais à administração da justiça pelo próprio texto constitucional. Ao representar os seus clientes, os advogados tornam possível o acesso à justiça e a plena realização do princípio da ampla defesa.
Advocacia pública – na advocacia pública os procuradores atuam defendendo os interesses das entidades federativas e dos órgãos relacionados a todas as pessoas de direito público.
Ministério público – Cumpre uma função de controle e uma função de promoção ativa de interesses protegidos pelo direito positivo. Os membros do ministério público não estão subordinados a nenhum dos três poderes nem podem ser identificados simplesmente como os titulares da ação penal pública.
Magistratura – Os magistrados cumprem a função estatal de dizer o direito. São eles que, a partir dos pleitos dos advogados, prolatarão as suas decisões promovendo a realização da justiça.
Defensoria pública - Os defensores públicos possibilitam o acesso à justiça à comunidade carente, desprovida de recursos para remunerar um advogado. O trabalho dos defensores é de suma importância para a construção de um país mais digno, ao defenderem os menos favorecidos permitem a diminuição da desigualdade.
Segurança Pública (Delegados) – Os Delegados atuam no âmbito da segurança pública presidindo inquéritos policiais que servirão de base para as ações penais. O trabalho dos Delegados é de grande importância, pois dele depende a garantia do direito à segurança a toda a comunidade.
Docência Superior (Professor) - Outro campo que merece destaque é a docência do ensino superior em instituições públicas e privadas. Além das atividades em sala de aula, o professor pode ser requisitado para exercer cargos de direção, coordenação, bem como, pesquisa e extensão.

MERCADO DE TRABALHO

É cada vez maior da demanda por profissionais do Direito. A Sociologia identifica uma explosão de litigiosidade nas sociedades contemporâneas. O Poder judiciário busca adequar-se a esta nova situação, adotando medidas de aceleração da tramitação dos processos, como a ampliação do número de juízes e a criação de novas estruturas para a resolução dos conflitos. A crise da segurança pública exige a ampliação dos quadros policiais, sendo alguns dos cargos acessíveis apenas a Bacharéis em Direito. A educação jurídica cresce continuamente com a abertura de novos cursos de bacharelado e pós-graduação, provocando a necessidade de um número maior de professores.

CORPO DOCENTE
Docente
Titulação
Andreia Alves
Mestre
Carina Gassen Martins Clemes
Especialista
Carolina Ribeiro Garcia Montai
Mestre
César Jacques
Mestre
Cesar Wanderley
Mestre
Delson Fernando B. Xavier
Doutor
Domingos Savio F. de Arruda
Especialista
Fabio Viana Oliveira
Especialista
Fernando A. Torres dos Santos
Especialista
Gerson Oscar de Menezes Júnior
Mestre
Giselle Araujo Gadotti
Mestre
Helena Zoraide Pelacani Almada
Mestre
Ivaldo Ferreira
Especialista
José Alberto Oliveira
Especialista
Júlio César Rodrigues Ugalde
Especialista
Luiz Carlos Ferreira Moreira
Especialista
Paulo Silva da Costa
Especialista
Pedro Rates Gomes Neto
Mestre
Pedro Henrique Moreira Simões
Especialista
Suellen Consuelo S. D. Campos
Especialista
Tiago Cargnin
Especialista
Wanderlan da Costa Monteiro
Especialista
Catiene Santana
Especialista
Suellen Dantas
Especialista
Taiara Davis
Especialista
Cássio Vidal
Especialista
Vinicius Lemos
Mestre
Marta Luiza Salib
Mestre
Péricles Queiroz
Especialista
Marlen Oliveira
Especialista
Shamyl Cipriano
Especialista
Richard Campanari
Especialista
Marcio Belchior de Macedo
Especialista
Carla Mitsue Ito
Especialista
Cleonete Aguiar
Mestre
Cláudia Nascimento
Mestre
Fabio Roberto Santos
Especialista
Luiz Felipe da Silva Andrade
Especialista
Francisco Luis Nanci Fluminham
Especialista
Moisés Marinho
Especialista
Sandro Luiz Alves de Moura
Especialista