WEBMAIL

PORTAL DO EDUCADOR

PORTAL DO ACADÊMICO

ODONTOLOGIA

GRADUAÇÃO

OBJETIVO
A preocupação com a qualidade de ensino compatível com a responsabilidade social é uma diretriz norteadora do curso de Graduação em Odontologia da UNIRON – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO.
O curso possui um projeto diferenciado atendendo os novos paradigmas da profissão, apresentando disciplinas como Ética e Cidadania; Políticas Públicas; Gestão e Empreendedorismo; Saúde Indígena, Odontologia Hospitalar e Noções de Implantodontia, preparando assim o formando para a diversas vertentes nas quais o profissional de Odontologia possa atuar.
O curso de Graduação em Odontologia da UNIRON – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO ofertará vagas para o período noturno, ampliando a possibilidade de acessos aos alunos trabalhadores que não podem ser contemplados por programas de financiamento estudantil do Governo.
1

Atividades Ciências Biólogicas

IMG_6378
• Semana Acadêmica de Ciências Biólogicas
ÁREA DE ATUAÇÃO

A área de atuação do cirurgião-dentista no mercado de trabalho atual é bastante abrangente, podendo se enquadrar em atividades de atenção integral à saúde em todos os ciclos de vida em âmbito público e privado em diferentes níveis, como a atenção básica, de média e de alta complexidade.

A atuação mais comum do cirurgião-dentista é na prestação de serviços em ambulatórios clínicos, atuando em propedêutica clínica e cirúrgica, atenção básica e inclusive e reabilitação oral em diferentes ciclos de vida, nos serviços públicos e privados. Em consultórios e clínicas odontológicas o atendimento é prioritariamente individual, enquanto que a atenção à comunidade ocorre no âmbito do SUS.

A flexibilização dos cenários de atuação é um diferencial da profissão, com inserção do cirurgião-dentista no atendimento à comunidade nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com competência para prevenir, diagnosticar, planejar e executar ações de atenção à saúde individual, familiar e coletiva. Além da atenção direta à saúde, o cirurgião-dentista pode integrar equipes que atuam na área da epidemiologia (levantamento epidemiológico), gestão de recursos humanos e financeiro no SUS, Estratégia de Saúde da Família (ESF), entre outras.

Considerando ainda a flexibilização dos cenários de atuação do cirurgião dentista, podemos incluir o atendimento em âmbito hospitalar, com capacitação para atuar na área de propedêutica clínica e cirúrgica, atenção básica e especializada em ambiente multi, inter e transdisciplinar na recuperação da saúde.

Atualmente, se observa a inserção do cirurgião-dentista na indústria especializada da relacionada com a Odontologia, atuando tanto no desenvolvimento de produtos odontológicos e de interesse à saúde, como na área de marketing e vendas. Portanto, é fundamental que o profissional que tenha pretensões de trabalho nesse campo de atuação desenvolva habilidade, competência e atitude empreendedora.

A área acadêmica também absorve o profissional em Odontologia com competência, habilidade e atitude para atuar na área do ensino e extensão. É de grande importância que o curso de Graduação em Odontologia contribua com a formação do profissional crítico, reflexivo, responsável e ético através de atividades de iniciação científica.

Além da atuação clínica individual ou coletiva, acadêmica, entre outras, o cirurgião-dentista pode integrar equipes de perícias através do conhecimento da Odontologia Legal e Deontologia.

É necessário, portanto, garantir a formação de um profissional qualificado tecnicamente, capaz de analisar e compreender as novas situações tão frequentes no mundo em transformação, com amplas possibilidades de atuação.

MERCADO DE TRABALHO

Acupuntura odontológica Aplicar agulhas para tratar dores faciais.

Clínica geral Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.

Dentística restauradora Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.

Endodontia Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia Diagnosticar e tratar doenças da boca.

Homeopatia odontológica Tratar pacientes com remédios homeopáticos que previnem hemorragias e atuam na cicatrização de tecidos bucais.

Implantodontia Fazer cirurgias e próteses.

Odontologia do esporte Tratar da saúde bucal de atletas a fm de promover uma melhora de seu rendimento físico.

Odontogeriatria Cuidar da saúde bucal do idoso.

Odontologia legal Fazer exame e perícia judicial e elaborar laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.

Odontologia para pacientes especiais Atender pacientes com necessidades especiais (indivíduos em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).

Odontologia em saúde coletiva Atuar em planos de saúde, em cooperativas e na elaboração de programas de assistência social.

Odontologia do trabalho Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.

Odontopediatria Tratar problemas bucais e dentes de crianças.

Ortodontia Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.

Patologia bucal Fazer exame laboratorial para identificar doenças.

Periodontia Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.

Prótese dentária Projetar e confeccionar próteses de dentes danifcados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia Diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.

Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial Diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.

CORPO DOCENTE
Docente
Titulação
Maria Fernanda Borro Bijela
Doutora