WEBMAIL

PORTAL DO EDUCADOR

PORTAL DO ACADÊMICO

PSICOLOGIA

GRADUAÇÃO

OBJETIVO
A proposta político-pedagógica do curso de Psicologia constitui-se de uma totalidade concreta. Assim sendo, as ementas e bibliografias básicas são quesitos essenciais na configuração e construção de sua identidade.
A preocupação fundamental no processo de construção do ementário foi expressar os eixos norteadores das disciplinas como um todo, traduzidas nas diretrizes didático pedagógicas dos conteúdos enquanto elementos essenciais na configuração do perfil do curso e do profissional que se pretende formar.
Entendendo as ementas e o currículo como algo dinâmico e histórico, desencadeou-se um processo de elaboração participativa pelos docentes que compõem o quadro do curso, buscando a integração entre as áreas de conhecimento.
Nesse sentido, o ementário representa o compromisso com uma concepção de conhecimento e com o seu próprio avanço. Para melhor visualização as ementas e bibliografias básicas e complementares. A seleção dos conteúdos essenciais foram definidos a partir das competências e habilidades do profissional a ser formado.
1

Atividade de EC

Atividade de EC
Semana Pedagógica

Jornada Acadêmica
ÁREA DE ATUAÇÃO

Utilizar procedimentos do diagnóstico à proposta terapêutica intervindo nos diferentes níveis de atuação clínica;

Atender em consultórios e outras instituições de saúde realizando psicodiagnósticos, aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas respeitando as especificidades da demanda para estabelecer estratégias de encaminhamentos e procedimentos;

Atuar em situações de crise, de urgência e emergência;

Atuar no campo jurídico, da saúde e educação a partir de projetos que proponham  acompanhamento e intervenção clínica junto à família e à criança ao adolescente e aos adultos.

Atender portadores de sofrimento psíquico considerados graves e severos (crianças, adolescentes e adultos), em diferentes níveis de intervenção clínica, e seus familiares;

Realizar trabalho junto ao paciente e seus familiares, utilizando instrumentos que possibilitem a reinserção social daqueles que perderam temporariamente laços sociais.

Realizar assistência clínica ambulatorial, hospitalar, em  instituições de saúde e/ou espaços junto a comunidade.

Realizar interconsultas quando inserido em equipes multiprofissionais e construir projetos e/ou proposta terapêuticas que perpassem por essa soma de olhares;

Gerenciar e supervisionar serviços e programas que proponham intervenções em processos e problemáticas psíquicas em diferentes contextos.

MERCADO DE TRABALHO

Psicologia clínica Atender pessoas que sofram de inquietações ou problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.

Comportamento do consumidor Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação profissional Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.

Psicologia esportiva Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia da saúde Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

Psicologia hospitalar Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.

Psicologia jurídica Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho Selecionar funcionários para empresas. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia social Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trânsito Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.

Psicomotricidade Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, a prevenção e a reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.

Neuropsicologia Atuar no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

CORPO DOCENTE
Docente
Titulação
Francléia de Nazaré Corrêa Silva
Mestre
Marlene Guimarães Santos
Doutora
Delson Fernando B. Xavier
Doutor
Chimene Kuhn Nobre
Mestre
Cláudio Henrique M. Aranha
Mestre
Elgislane Demétrio de Araújo
Especialista
Carla Mitsue Ito
Especialista