WEBMAIL

PORTAL DO EDUCADOR

PORTAL DO ACADÊMICO

Nossa história:

INSTITUCIONAL

NOSSA HISTÓRIA

A União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON é uma instituição tradicionalmente comprometida com a formação e o desenvolvimento social do estado de Rondônia, atuando há 17 anos na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho.

Conheça nossa história!

1995 – Criação do Instituto Porto Velho de Educação e Cultura – IPEC –, pelo Decreto Presidencial S/N de 08 de dezembro de 1995. E teve nesse mesmo ano seu primeiro curso autorizado para funcionamento: o curso de Ciências Biológicas, licenciatura plena, sendo o primeiro curso privado na área em Rondônia, criando assim, um marco da formação de professores em tão importante área do conhecimento na Amazônia Ocidental

Nesse ano também foi adquirido a primeira área para construção do prédio sede da Instituição na Zona Leste. Um monumento criado para oferecer estrutura e qualidade de ensino aos estudantes.

1997 – Foi criada a Faculdade de Educação de Porto Velho (Portaria ministerial n. 909, de 06 de agosto de 1997), instituição por meio da qual os cursos do antigo IPEC passariam a ser oferecidos. Para sustentar a criação da Faculdade de Educação de Porto Velho surgiu no mesmo ano a UNIPEC, instituída para gerir a IES e os cursos na área de educação, voltados essencialmente para a licenciatura, cumprindo importante missão de formação educacional no Estado.

Seguindo sua missão, a Faculdade de Educação de Porto Velho foi responsável pela implantação, ainda em 1997, do primeiro Curso de Pedagogia noturno na cidade de Porto Velho, possibilitando a vários profissionais a capacitação tão necessária em horário diferenciado àquele em que trabalhavam.

1998 - A UNIPEC foi autorizada pelo MEC, em julho de 1998, a lançar o vestibular para o curso de Letras com habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

1999 – Fundação da União das Escolas Superiores de Rondônia por Fernando Mauro de Toledo Prado e Rodrigo Gauvo, Galindo.

2000 – A IES passa a oferecer o  Curso de História-Licenciatura, visando a formação de professores na área. No mesmo ano cria-se o Curso de Administração com habilitação Rural, Urbana e Pública.

2001 – Em janeiro de 2001 abre vagas para os cursos de Ciências Contábeis e História. No mesmo ano, o pleno funcionamento da UNIPEC deu forças para a implantação da União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON -, efetivamente autorizada pelo Ministério da Educação – MEC.

A UNIRON foi concebida para ser um verdadeiro polo de educação superior no estado de Rondônia, por meio da Faculdade Interamericana de Porto Velho, através do Decreto 1019 de 17 de maio de 2001. Na prática, as duas mantenedoras – UNIRON e UNIPEC – sempre foram parte do mesmo projeto educacional, usufruindo dos benefícios da mesma administração e projeção de futuro.

Sem sede própria, a instituição passou a funcionar nas instalações da Escola Dr. Granjeiros, no Bairro Triângulo, região central da cidade. Os cursos oferecidos eram de Administração de Empresas, Administração em Marketing, Administração Rural e Administração em Sistemas de Informação. Logo em seguida vieram os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis e Direito.

2002 – A UNIRON foi instalada na BR junto com a UNIPEC, na antiga Policlíca Osvaldo Cruz – POC, em pleno funcionamento atendendo a população.

2003 – Em fevereiro de 2003 a UNIRON inaugura um dos maiores campus universitários de Porto Velho, localizado na Avenida Mamoré, Zona Leste da capital.

Neste mesmo ano a Faculdade de Educação abre seu primeiro curso de pós-graduação com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Psicopedagogia. Atualmente, as duas faculdades da UNIRON possuem mais de 14 cursos de especialização lato-sensu coordenado pelo Núcleo de Pós-graduação, Ensino e extensão _NUPEX.

2005 – Ainda em plena visão de expansão educacional em 2005 é criado o curso de Bacharelado em Zootecnia, para atender a necessidade do mercado da região.

2007 – Foi redigido o Plano de Desenvolvimento Institucional para fortalecimento das ações da IES junto ao Ministerio da Educação – MEC .

2009 – Marcando a consagração da gestão compartilhada de suas estruturas e serviços, foi efetuada, então, a fusão das mantenedoras, sendo incorporado o patrimônio educacional da UNIPEC pela UNIRON, resultando em um só mantenedor e duas IES: a Faculdade Interamericana de Porto Velho e a Faculdade de Educação de Porto Velho.

 

Visão
Melhorar a vida das pessoas por meio de um processo educacional superior responsável.
Missão
Ser referência de qualidade de ensino e atuação acadêmico-científico-ambiental-cultural regional.
VALORES
  • A ética como base das relações entre a IES e seus Docentes, Alunos, Colaboradores, Fornecedores e a Comunidade;
  • A justiça como instrumento balizador das decisões;
  • O comprometimento como dever na formação de profissionais capacitados que venham a contribuir para o crescimento da nossa Região e do País;
  • O companheirismo como impulso para a construção de um ambiente fraterno e de mútua cooperação;
  • A fé como princípio básico em suas ações.